Dificuldades de evacuação? Veja quais são as causas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A constipação intestinal é caracterizada pela dificuldade de evacuação, seja em relação à  frequência ou por fezes endurecidas e secas.

Muito se atribui à alimentação e à dieta, mas a Medicina Tradicional Chinesa e a Acupuntura tem uma visão mais ampla da constipação.

Os intestinos estão sob a influência dos Órgãos Internos (Zang Fu) e manifestam sintomas como constipação, diarréia, distensão abdominal conforme o estado energético dos Órgaos Internos.

Para a Acupuntura, há diferentes tipos de constipação e não apenas a “prisão de ventre”.

Constipação intestinal com fezes secas e duras em cíbalos (semelhantes às fezes das cabras): deve-se por alteração (Deficiência da Energia do Estômago Energético), com formação de calor interno e consumo dos líquidos orgânicos, e, portanto, ressecamento das fezes. Acompanha polidipsia (mais sede), polifagia (mais fome), boca e garganta secas, emagrecimento, pode causar também vertigens, cefaleia (dor de cabeça), agitação e ansiedade.

Constipação intestinal com fezes secas e duras e depois líquidas: as fezes são secas na primeira porção e depois líquidas e malcheirosas. Isso se deve à alteração da Energia do Fígado Energético, acompanhada de diarreia, irritabilidade, nervosismo, gastrite, distensão abdominal, sensação de peso nas pernas e, se mulher, dismenorreia (alterações menstruais).

Constipação intestinal com fezes secas e duras, com pouco peristaltismo: pela deficiência de Energia do Rim Energético. Constipação acompanhada de boca e garganta secas, palpitações e lombalgia (dor nas costas).

1 – Quais são os pontos da acupuntura para a prisão de ventre? O que eles indicam?

Para tratar a constipação intestinal, deve-se identificar qual a causa pois há diferença no tratamento conforme qual o Órgão Interno afetado. Os pontos de acupuntura guardam relação com o Meridiano (Canal de Energia) afetado.

2 – Em que parte do corpo as agulhas são aplicadas para que a prisão de ventre seja aliviada?

Os pontos podem ser locais ou à distancia, ou seja, não necessariamente o agulhamento será feito na região do abdome.

3 – A técnica para soltar o intestino é a mesma usada para quem tem o intestino solto?

Há diversas causas para a diarreia. O diagnóstico de qual Órgão Interno está afetado deve ser realizado antes da escolha de pontos. Para a Acupuntura, a questão nunca está restrita apenas ao funcionamento dos intestinos.

4 – Qual o objetivo da acupuntura na constipação intestinal?

Deve-se tratar os desequilíbrios energéticos que levam à constipação intestinal como mencionado, anteriormente. Lembrando que doenças orgânicas devem ser excluídas no diagnóstico, como por exemplo, Doença de Crohn, Cólon Irritável, Pólipos, Câncer, diabetes, etc.

5 – O tratamento deve ser específico para a prisão de ventre ou uma sessão normal já ajuda nesses pontos do corpo?

O paciente é considerado integralmente, ou seja, não se considera apenas o sintoma (constipação intestinal). O médico acupunturista faz o diagnóstico, exclui patologias orgânicas graves, e institui o tratamento por acupuntura, escolhendo pontos que tratem a condição do individuo, e não apenas os sintomas. Certamente, a constipação está acompanhada de outros sinais que compõem o quadro clínico.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorBebês devem ou não arrotar?
Center Ao - Centro de Pesquisa e Estudo de Acupuntura
O Center AO – Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa e Acupuntura – fundado pelo Prof. Dr. Ysao Yamamura, Chefe do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da UNIFESP e Livre Docente em Acupuntura. É uma instituição ligada ao ensino, à pesquisa e ao atendimento assistencial em Medicina Chinesa e Acupuntura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here