FDA propõe que médicos aprendam sobre acupuntura para o tratamento da dor

0
453
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Food and Drug Administration (FDA) lançou alterações propostas, nesta quarta-feira (10/05) no projeto que visa educar os profissionais de saúde sobre o tratamento da dor. As diretrizes agora recomendam que os médicos obtenham informações em quiropraxia e acupuntura como terapias que podem ajudar os pacientes a evitarem prescrição de opióides (substâncias derivadas do ópio que produzem ações de insensibilidade à dor (analgesia), usados principalmente na terapia da dor crônica e da dor aguda de alta intensidade).

“Os prestadores de cuidados de saúde devem estar bem informados sobre a gama de terapias disponíveis, quando elas podem ser úteis e quando devem ser utilizadas como parte de uma abordagem multidisciplinar para o tratamento da dor”, escreveu a agência na proposta.

As mudanças sugeridas vieram de quiropraxistas e acupunturistas, além de outros profissionais da medicina alternativa que intensificaram suas propostas, pressionando o Congresso e legislaturas estaduais para elevar seu papel no tratamento da dor crônica. Eles marcaram várias grandes vitórias nos últimos anos.

O projeto do FDA não é definitivo, pois fabricantes de medicamentos, médicos e provedores de medicina alternativa terão chances de avaliar, à medida que o FDA receber comentários do público  até 10 de julho.

O projeto divulgado, nesta semana, é parte de uma estratégia que o FDA lançou em 2011 para enfrentar uma crise de abuso de drogas de prescrição.  O FDA exigiu que os fabricantes de opiáceos fornecessem educação para os prestadores de cuidados de saúde que prescrevem medicamentos contra a dor, mas não mencionaram os cuidados quiropráticos ou a acupuntura em seu plano inicial, sendo essa orientação essencial aos pacientes.

Agora, a agência está buscando dar aos prescritores mais informações sobre uma gama mais ampla de abordagens para controlar a dor, incluindo terapias não-farmacológicas, disse Sarah Peddicord, porta-voz do FDA.

No Brasil, essas diretrizes começam a seguir o mesmo rumo, que segundo a  Dra. Márcia Yamamura, médica pediatra e acupunturista, ‘são extremamente positivas e benéficas para a saúde da população, que se mostra esgotada por consumir tantos medicamentos para dor. Como consequência, tem crescido também o número de médicos interessados em cursos de acupuntura.”

O Center AO – Centro de Estudo e Pesquisa de Medicina Chinesa e Acupuntura, fundado pelo Prof. Dr. Ysao Yamamura, Chefe do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), oferece cursos de especialização para médicos, e no dia 20 de maio, terá início o Curso de Acupuntura da Dor do Sistema Musculoesquelético. Veja a agenda completa dos cursos presenciais e conheça também os cursos online.

Confira aqui as informações sobre o Curso de Acupuntura da Dor do Sistema Musculoesquelético.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here