PESQUISA EXPLICA COMO HOMEM DE 105 ANOS BATE RECORDE MUNDIAL NOS 100 METROS RASOS

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Evidências científicas mostram que o exercício é bom, não só para O CORPO, mas também para O CÉREBRO. No entanto, a maioria das pessoas não compreendem porque a atividade física beneficia o cérebro.

Pesquisadores da Universidade do Arizona sugerem que a ligação entre o exercício físico e o cérebro é um produto de nossa história evolutiva e nosso passado como caçadores. O antropólogo David Raichlen e o psicólogo Gene Alexander, que juntos executam um programa de pesquisa sobre o exercício físico e o cérebro, propõem um “modelo de capacidade adaptativa” para a compreensão, a partir de uma perspectiva evolutiva de neurociência a respeito de como a atividade física afeta a estrutura e a função do cérebro.

Isso explica como o japonês Hidekichi Miyazaki de 105 anos se transformou no primeiro atleta do mundo a correr os 100 metros rasos e estabeleceu o recorde mundial de 42,22 segundos em 2015, o que representa a primeira marca registrada para alguém com esta idade em nível mundial, segundo a Federação Japonesa de Atletismo.

O veterano velocista, no entanto, afirmou que seu tempo tinha sido “horrível”, já que seu objetivo era uma marca em torno dos 35 segundos, e assinalou que continuará treinando para tentar melhorar!

O segredo para correr com a minha idade é ter coragem e se preocupar em manter uma boa saúde, afirmou Miyazaki, que já tinha sido reconhecido pelo Guinness, o livro dos recordes, como o velocista mais velho do mundo em 2013 e 2014, com 103 e 104 anos, respectivamente.

Hidekichi Miyazaki começou a praticar o atletismo com 90 anos e foi apelidado pela imprensa japonesa como Golden Bolt  em referência ao recordista e campeão do mundo Usain Bolt, a quem Miyazaki desafiou publicamente em várias ocasiões.

E o que tem a ver o Modelo de Capacidade Adaptativa com isso?

O argumento do antropólogo David Raichlen e do psicólogo Gene Alexander reside na memória ancestral de seres humanos caçadores há mais de 2 milhões de anos. Esse estilo de vida contribuiu para engajar a espécie humana em tarefas cognitivas complexas que eram, simultaneamente, exigentes do ponto de vista físico e mental, criando assim a conexão entre a atividade física e o cérebro.

Nossa fisiologia evoluiu para responder aos aumentos nos níveis de atividade física, e essas adaptações fisiológicas vão desde ossos e músculos, até o cérebro, disse Raichlen, professor associado da Escola de Antropologia da Universidade do Arizona e do Colégio de Ciências Sociais e de Comportamento.

É estranho pensar que a atividade física tem impactos tão benéficos na estrutura e função do cérebro, “mas se você começar a pensar sobre isso de uma perspectiva evolutiva, começará a compreender porque esse sistema responde de forma adaptável aos desafios e estresse dos exercícios”, disse ele.

Ter essa compreensão da conexão exercício-cérebro pode ajudar os pesquisadores a encontrar formas de melhorar ainda mais os benefícios do exercício e desenvolver intervenções eficazes para combater o declínio cognitivo relacionado à idade ou mesmo à doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Notadamente, as partes do cérebro mais demandadas durante uma atividade física complexa são as áreas cognitivas que desempenham um papel fundamental na memória e funções executivas, como resolução de problemas e planejamento.

Quando você caminha por uma paisagem, está usando a memória não só para saber onde ir, mas também para registrar o seu caminho de volta. Está prestando atenção ao seu entorno. Você executa várias tarefas durante todo o percurso, inclusive a tomada de decisões, enquanto presta atenção ao meio ambiente. Sem perceber, está também monitorando seus sistemas motores em terrenos complexos. Juntar tudo isso cria um esforço de multitarefa complexo, explica Raichlen.

O Modelo de Capacidade Adaptativa ajuda a explicar os resultados da pesquisa de Raichlen e Alexander, mostrando que os cérebros dos corredores parecem estar mais conectados do que os cérebros dos não corredores.

Os corredores, em geral, apresentaram maior conectividade funcional – ou conexões entre regiões cerebrais distintas – em várias áreas do cérebro, incluindo o córtex frontal, o que é importante para funções cognitivas como planejamento, tomada de decisão e capacidade de mudar de atenção entre tarefas .

Embora seja necessária uma pesquisa adicional para determinar se essas diferenças físicas na conectividade cerebral resultam em diferenças no funcionamento cognitivo, os achados atuais, publicados na revista Frontiers in Human Neuroscience , ajudam a estabelecer as bases para pesquisadores entenderem melhor como o exercício afeta o cérebro.

O Modelo de Capacidade Adaptativa aponta também para as intervenções necessárias durante o declínio cognitivo que muitas vezes acompanha o envelhecimento em um período da vida em que os níveis de atividade física tendem a diminuir também.

O que os pesquisadores propõem é que se você não está suficientemente envolvido em algum tipo de atividade aeróbica, cognitivamente desafiadora, isso pode comprometer o envelhecimento saudável do seu cérebro.

Para Alexander Gene, professor de psicologia, psiquiatria, neurociência e ciências fisiológicas da Universidade do Arizona, a capacidade reduzida refere-se ao que pode acontecer em sistemas de órgãos em todo o corpo quando são privados de exercício.

Nossos sistemas de órgãos se adaptam ao estresse, e quando você pratica atividade física, seu sistema cardiovascular precisa se adaptar para expandir a capacidade, seja por meio do aumento do coração ou do aumento da sua vascularidade, e isso leva energia a todos os órgãos. Quando você não pratica qualquer atividade física ou aeróbica, seu corpo simplesmente reduz essa capacidade.

Raichlen afirma que no caso do cérebro, se não está sendo suficientemente estressado, pode começar a se atrofiar. Isso é especialmente importante, considerando o quanto o estilo de vida das pessoas tornou-se mais sedentário.

Nossa história evolutiva sugere que somos atletas de enduro, comprometidos cognitivamente, e se não permanecermos ativos, teremos essa perda de capacidade como resposta. Por isso, há uma incompatibilidade entre nosso estilo de vida sedentário de hoje e nossa história evolutiva, afirma Alexander, que estuda o envelhecimento cerebral e a doença de Alzheimer, como membro do Instituto Evelyn F. McKnight Brain da Universidade do Arizona.

Alexander e Raichlen prosseguem em suas pesquisas, observando como os diferentes níveis de intensidade de exercícios, bem como diferentes tipos de exercício, inclusive os que trabalham simultaneamente com tarefas cognitivas, afetam o cérebro. Raichlen afirma que os exercícios praticados em um novo ambiente representam também um novo desafio mental e podem revelar-se especialmente benéficos.

As perspectivas evolutivas da neurociência vem desenvolvendo novas hipóteses específicas e maneiras de identificar intervenções mais eficazes em termos universais que possam ser úteis para todos.

Por Maria Alice Guedes

 

Referência: David A. Raichlen, Gene E. Alexander. Capacidade adaptativa: um modelo de neurociência evolutiva que liga o exercício, a cognição e a saúde do cérebro . Tendências das Neurociências , 2017; 40 (7): 408 DOI: 10.1016 / j.tins.2017.05.001

 

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