Acupuntura é uma especialidade médica

0
759
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A prática da acupuntura é considerada segura e traz muitos benefícios ao paciente, desde a melhora imediata da dor até melhora de sintomas como insônia, apetite, disposição.

A acupuntura é uma especialidade médica

É importante o médico fazer o diagnóstico da sua condição de saúde, avaliar a necessidade de exames complementares, examiná-lo e fazer o diagnóstico preciso e correto. Por isso deve ser realizada por médico devidamente capacitado por um treinamento adequado.

Uma pequena parte dos pacientes pode experimentar reações adversas bastante leves como sonolência, sensação de relaxamento após a sessão, coceira ou uma leve dor em algum ponto mais profundo, ou ainda discretos hematomas que apresentam resolução espontânea, em poucas horas ou dias.

Há também risco de desmaio, sobretudo em pacientes com medo exagerado de agulhas, pacientes mal – alimentados ou logo após uma refeição copiosa, ou pacientes submetidos a punção em posição sentada ou ortostática, bem como em pacientes anêmicos ou ainda naqueles portadores de doenças crônicas e muito debilitados. Nestes casos, a colocação do paciente na posição deitada, e a simples elevação das pernas do paciente resolve a maioria dos casos em alguns minutos.

O risco de infecções também é considerado muito baixo, devido a utilização de agulhas descartáveis pré-esterilizadas, e seguindo-se uma prática de desinfecção cuidadosa da pele com álcool a 70 %.

O aprisionamento ou mesmo a quebra da agulha pode ocorrer devido, principalmente, a má técnica de inserção da mesma, utilização de agulha previamente danificada, ou ainda devido a espasmo muscular ou movimentação brusca inadvertida do paciente durante a inserção.

As lesões de órgãos internos, nervos ou vasos sangüíneos também são bastante raras, e a maioria dos casos relatados em literatura foram devidos a introdução das agulhas em profundidade excessiva ( 5-6 cm de profundidade ), muitas vezes associada a alterações na anatomia do paciente (ex. tórax hiperinsuflado em pacientes portadores de enfisema pulmonar).

O risco de reações adversas graves é considerado muito baixo, na ordem de 0,05 por 10.000 sessões, ou 0,55 por 10.000 pacientes individuais. Este risco é consideravelmente menor que o de diversos outros tratamentos médicos de uso mais comum.

Consulte seu médico acupunturista.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here