SAIBA PORQUE O PRÍNCIPE WILLIAM É DEFENSOR DA ACUPUNTURA

0
1412
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A acupuntura torna-se cada vez mais reconhecida e respeitada, mundialmente. Nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, havia médicos acupunturistas à disposição de atletas durante as competições esportivas. Michael Phelps e Alex Naddour, usuários da técnica chinesa de ventosa terapia, fizeram com que os noticiários fossem invadidos com debates acalorados.

Príncipe William defende a acupuntura
Príncipe William

O príncipe William é um feroz defensor da acupuntura, como parte de sua simpatia pela medicina holística. Em discurso na sua Fundação de Saúde Integrada (FIH), apelou a uma maior integração da medicina complementar em cuidados de saúde no Reino Unido em uma tentativa de combater os crescentes problemas de saúde, como a obesidade infantil. Ele é um proeminente defensor de terapias alternativas, como homeopatia e acupuntura, combinadas com tratamentos convencionais.

E o que é acupuntura?

Antes de definir acupuntura, precisamos entender o que é saúde:Saúde é a energia interna do organismo, equilibrada e em harmonia com as energias do ambiente. Quando essa harmonia está presente e em equilíbrio, não existem dores nem doenças.

Acupuntura é justamente a técnica médica que equilibra e harmoniza a energia interna do organismo com as energias do ambiente, por isso, a utilização da acupuntura é benéfica para tratar dores e doenças, e principalmente, agir de forma holística-preventiva para evita-las.

A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa que abrange a massagem (Tuina, Do-in, Shiatsu), alimentação, uso de ervas (Fitoterapia chinesa), meditação, atividade física (Lian Gong, Chi Kung). Reconhecida como especialidade médica, desde 1995, a acupuntura utiliza a inserção de agulhas na superfície do corpo para tratar e prevenir doenças, promovendo a saúde.

A ação da acupuntura no organismo

Para a Medicina Tradicional Chinesa, corpo e mente são inseparáveis. Por isso, um dos aspectos fundamentais da acupuntura é que ela, de fato, investiga e inspeciona o paciente. Sabe aquele desejo que todo mundo tem de encontrar um médico que realmente olhe para o paciente e examine? A acupuntura parte desse princípio de diagnóstico: observar a face, a língua, os olhos, a cor da pele, a voz, a postura, secreções e excreções para entender as mudanças patológicas dos órgãos internos.

As mudanças do interior se refletem no exterior.

Através dessa inspeção, é possível perceber as alterações de Yin e Yang, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são polos opostos de uma energia chamada Qi (pronuncia-se tchi), presente em tudo no Universo. Alguém com muito Yang, por exemplo, poderá ser agitado. Ou com muito Yin, sentir desânimo. O balanço adequado de Yin e Yang, contudo, ainda não é suficiente. Entre um extremo e outro, de acordo com a filosofia chinesa, existem cinco diferentes estados de energia, correspondentes a cinco elementos: madeira, terra, metal, água e fogo.

A madeira alimenta o fogo; o fogo, por intermédio da cinza, forma a terra; a terra gera o metal; o metal derrete e vira água; e a água alimenta a madeira. Mas, ao mesmo tempo em que um elemento produz o outro, eles também se anulam: o fogo derrete o metal e este corta a madeira; a madeira invade a terra, que represa a água; a água finalmente apaga o fogo.

Cada uma dessas energias controla um dos órgãos que regem a orquestra do organismo: os rins, o baço, o fígado, os pulmões e o coração. Uma doença nunca afeta uma parte do corpo, isoladamente. Por exemplo: o pulmão é metal – logo, ele alimenta os rins, que são água. Isso significa que um pulmão fraco enfraquece os rins. E como os rins controlam os ossos, esses também se prejudicam.

Essa é a base do conhecimento que faz a acupuntura recuperar o organismo como um todo, reforçando o sistema imunológico e beneficiando pessoas com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, ortopédicos e até mesmo dermatológicos.  É utilizada também para curar vícios como alcoolismo, tabagismo e dependência de drogas.

Quando se compreende a ação holística de harmonizar a energia do organismo, entende-se a extensa gama de benefícios da acupuntura, ao agir, inclusive na redução da dor em casos de fibromialgia (síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura), osteoartrose e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here