Acupuntura estética contribui para maior qualidade de vida no envelhecimento

1
702
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A pele na medicina chinesa é a base para avaliar várias alterações energéticas internas, e como tal, a alteração da pele é vista como uma exteriorização energética de todos os órgãos internos. A primeira ação da acupuntura se dá ao nível de pele, pela estimulação de uma série de fatores liberados pela pele e que terão uma ação direta localmente e também a distância. Existem cada vez mais relatos desta ação sendo comprovadas, cientificamente.

O passo a passo do processo de envelhecimento

Aos 20 anos os músculos estão na fase do desenvolvimento. Aos 30 anos os músculos estão bem firmes. Aos 40 anos as junções entre os músculos e a pele começam a relaxar. Aos 50 anos, o brilho do rosto diminui e a energia dos órgãos começa a declinar, principalmente a do fígado. Aos 60 anos, a energia do coração também diminui. Aos 70, é a vez do baço sofrer o mesmo processo de declínio de energia. Aos 80, é o pulmão que se ressente dessa diminuição de energia e aos 90, os rins. Próximo dos 100 anos, a insuficiência energética dos 5 órgãos é total, e a forma corporal encaminha-se para o fim.

Esse processo de envelhecimento é descrito na medicina ocidental, detalhadamente, quando por volta dos 30 anos, nossa capacidade regenerativa começa a declinar com diminuição gradual dos fatores de crescimento (IGF-1) e, conseqüente e gradativa atrofia dos tecidos e órgãos ao longo dos anos. O processo de envelhecimento, gradual e contínuo, vai depender de fatores individuais internos e de fatores extrínsecos, podendo ser combatido, desde o início, com a prevenção, como por exemplo, alimentação regrada, estilo de vida mais saudável, higiene mental, reposição de elementos essenciais que faltam no organismo e acupuntura.

O organismo é dotado de mecanismos que sempre tendem ao equilíbrio, sendo o processo de envelhecimento o declínio do equilíbrio entre desgaste e regeneração. Um dos processos bastante discutidos quanto ao processo de envelhecimento ou regenerativo tecidual é a oxidação, porque os radicais livres tem a capacidade de gerar dano à membrana celular.

Para entender com mais clareza, a produção de radicais livres acontece, normalmente, no organismo, mas há mecanismos antioxidantes capazes de inibir ou reduzir os danos. Quando o organismo perde esse mecanismo protetor regenerativo, o que se observa é o processo de envelhecimento geral e da pele, assim como várias outras decorrências, entre elas, o câncer e doenças cardiovasculares. Existe também uma exacerbação do processo inflamatório que agrava essa ação em cascata.

É nesse período que a acupuntura pode agir com eficácia, pois já sabemos da ação muscular da acupuntura sobre a elasticidade da pele e colágenos. No entanto, estudos mais recentes comprovam a ação da acupuntura também na redução do estresse oxidativo, que por consequência, promove ação antienvelhecimento sobre os processos inflamatórios e diminuição do dano tecidual.

Ação da Acupuntura sobre atrofia muscular

Outra questão decorrente do envelhecimento é a atrofia muscular e o estado de Sarcopenia – perda da massa muscular por baixa força muscular e resistência física. Por isso, a atividade física passa a ser ainda mais importante para evitar a atrofia, pois a massa muscular é a que sofre maior perda com a idade. Dos 25 aos 90 anos há uma perda de 40% a 50%. Se associada a essa atrofia, se estabelece o estado de sarcopenia, o envelhecimento passa a ser fator de risco para fragilidade, perda de independência e inabilidade física, levando a uma perda importante da qualidade de vida.

A acupuntura pode atuar na redução da *lipoperoxidação no tecido muscular com efeito antioxidante, tratando a sarcopenia ou agindo como tratamento preventivo. A eletroacupuntura, por exemplo, atua em pontos motores dos músculos que utilizamos para tratamento de flacidez do corpo, regenerando o tecido muscular.

Em síntese, a acupuntura é um excelente tratamento para rejuvenescimento, além de auxiliar na prevenção de muitas doenças, fazendo com que o processo natural de envelhecimento caminhe com outro nível de qualidade.

*Lipoperoxidação é a incorporação de um oxigênio molecular (radical livre) sobre os ácidos graxos da membrana celular, levando à destruição de sua estrutura, perda das trocas metabólicas e, em última condição, à morte celular.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here