Acupuntura entra oficialmente para a lista de tratamentos oferecidos pelo SUS

5
2908
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Em 2016, foram realizados mais de 2 milhões de atendimentos com práticas integrativas e complementares, nas unidades básicas de saúde, e 770 mil de medicina tradicional chinesa e acupuntura. Apesar de já ser realizada há quase 30 anos nos serviços públicos de saúde, somente agora o Ministério da Saúde incluiu oficialmente a Acupuntura na lista de práticas integrativas e complementares (PICs) oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da medicina tradicional chinesa, outros seis novos tratamentos estão à disposição do público, entre eles, arteterapia, meditação, musicoterapia, naturopático, e sessões de tratamento osteopático, quiroprático, e Reiki.

Com as inclusões oficializadas por meio da Portaria N° 145/2017, publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde poderá acompanhar as ações realizadas em todo o País e qualificar as ações de cuidado. Essas técnicas passam a contar com recursos federais, com os gestores municipais podendo financiar os procedimentos com recursos do Piso da Atenção Básica. A expectativa é que a medida amplie a oferta das terapias em todos os municípios.

Mais de 1.700 municípios oferecem práticas integrativas e complementares, sendo que a distribuição dos serviços está concentrada em 78% na atenção básica, principal porta de entrada do SUS, 18% na atenção especializada e 4% na atenção hospitalar.

Desde a implantação do programa, a procura e o acesso dos usuários do SUS às práticas integrativas tem crescido exponencialmente em decorrência do reconhecimento dessas práticas como evidências científicas e por sua efetividade na prática, comprovada pelos beneficiados.

Segundo a médica e diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura, co-responsável pelo Ambulatório de Acupuntura no Hospital São Paulo, junto com Prof. Dr. Ysao Yamamura, é necessário compreender em qual nível de adoecimento o paciente se encontra. Existem três níveis a serem considerados – energético, funcional ou inflamatório, degenerativo ou orgânico – e a acupuntura tem eficácia diferente nos diversos níveis.

Reconhecida no Brasil desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina, a Acupuntura é uma especialidade a ser exercida apenas por médicos, cirurgiões dentistas e médicos veterinários de acordo com as normas e critérios do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. Segundo a Dra. Marcia Yamamura, a aplicação da acupuntura ou inserção de agulhas requer conhecimento profundo de anatomia e capacitação para se fazer um diagnóstico correto e preciso da doença do paciente.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

5 COMENTÁRIOS

  1. Vi a Dra Márcia no programa de TV e gostei muito das explicações dela. Tenho vários problemas de saúde e sinto.dores insuportáveis por todo corpo,gostaria de saber como conseguir este tipo de tratamento pelo sua pq na minha cidade não é disponível na rede pública.

  2. Dr. Márcia Yamamura mente descaradamente ao afirmar que a acupuntura é uma especialidade exclusiva ds médicos. Postura ao meu ver, de um profissional inseguro, que se preocupa com a reserva de mercado, iludindo o público desinformado.
    Para os que não sabem, antes de 1995, quem reconhecia a acupuntura como especialidade era o Conselho de fisioterapia, profissionais altamente qualificados para o exercício dessa especialidade, entre outros profissionais da área de saúde. A medicina nessa época, achava que acupuntura era bruxaria, placebo e por ai vai…
    Nessa mesma época, O pai da Dra. Praticava acupuntura em Itaguai e não era médico, vindo a se formar veterinário na Universidade Rural e mais tarde se formando médico, quando apartir daí passou a tomar essa postura repugnante de dizer que só os médicos, veterinários e dentistas são os qualificados para exercer a acupuntura.
    Queria ver um debate entre os Yamamuras e o mestre Wu tong Quang ( médico cardiologista, dono do CEATA, se estiver enganado responsável pela introdução da acupuntira no Brasil e defensor de que todos os profissionais da área de saúde são qualificadoa para apremder e aplicar a acupuntura.
    Outra coisa que o público desconhece é que os melhores acupunturistas desse planeta são plantadores de arroz no interior da China. Não possuem nivel superior e até hoje ensinam os médicose afins a nobre arte da Medicina Tradicional Chinesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here