Acupuntura é um dos métodos mais eficazes para parar de fumar

0
894
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O primeiro cigarro vai a boca, normalmente, como curiosidade. Porém, quando a pessoa se dá conta já perdeu o controle. Para piorar, deixar o vício exige um esforço que vai muito além da simples vontade. Todo o fumante tem ampla consciência de que o cigarro faz mal ao seu corpo e quase todos já fizeram alguma tentativa de deixá-lo, mas, somente 5% das pessoas conseguem.

Diante desse quadro, a medicina busca cada vez mais alternativas para ajudar nesse processo, como medicamentos, tratamentos, pastilhas e adesivos. Mas, na hora de apagar pela última vez o cigarro, muita gente ainda esbarra nos chamados gatilhos de recaída. É por isso que, cada vez mais, os fumantes têm usado a acupuntura como uma das principais maneiras de acabar de vez com o vício.

Mas, qual é o segredo? Segundo a médica e CEO do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura, a acupuntura atua em forma direta sobre o sistema nervoso, produzindo uma sensação de indiferença no fumante em relação ao tabaco, deixando-o saciado e promovendo uma sensação de prazer e bem-estar. Ainda de acordo com ela, o método auxilia no processo melhorando estados de ansiedade e nervosismo, dois dos principais estimulantes para voltar a fumar.

“A acupuntura também melhora a qualidade do sono, da alimentação, fadiga crônica, dores. Pelos conceitos da medicina chinesa, o calor advindo do cigarro, quando inalado, auxilia na deficiência da Energia do Fei (Pulmão), portanto esta questão energética deve ser tratada para que desapegar do cigarro seja mais fácil”, afirma ela, ressaltando que também auxilia na síndrome de abstinência que ocorre ao se interromper o habito de fumar.

Mas a mudança de hábitos também se faz necessária para parar de fumar. Além disso, o tratamento para o tabagismo requer abordagem multidisciplinar e integrada pois há componentes físicos, psicológicos e comportamentais. “Achar que uma terapêutica única, seja ela medicamentosa, ou comportamental é subestimar a complexidade do vício de fumar. A associação da acupuntura com a técnica de

Mobilização de Qi Mental, por exemplo, tem se mostrado eficaz no combate ao tabagismo, uma vez que as emoções são as que desencadeiam a compulsão pelo cigarro. A técnica foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Ysao Yamamura, Chefe do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura da UNIFESP, que alia a medicina psico-neuro-imuno-endocrina com os conceitos milenares da medicina chinesa”, diz.

Vale lembrar que Qi significa Energia e Energia Mental são as nossas emoções. Elas são registradas junto com algum acontecimento de nossa vida, em conjunto com um significado. “A combinação de registros de memória podem levar à estados de ansiedade e à compulsão (por comida, por cigarro, álcool, drogas) e devem ser tratados para que não se volte ao vicio após a interrupção”, conclui a especialista.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here