Acupuntura se mostra mais eficaz que a morfina no tratamento da dor

1
382
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Embora as medicações opioides, usados principalmente na terapia da dor crônica e da dor aguda de alta intensidade, sejam extremamente importantes na prática médica – desde que existam indicações adequadas e precisas para a sua prescrição -, elas têm grande potencial para induzir quadros de síndrome de dependência. Mesmo aqueles que não são viciados se vêm obrigados a lidar com os efeitos colaterais, que vão desde a depressão, náuseas, dores de cabeça e perda de apetite.

Em busca de alternativas para esse quadro, pesquisadores da Tunísia compararam a eficácia da acupuntura e da morfina no tratamento de pacientes com dor moderada à grave. Na oportunidade, uma parte dos pacientes de 300 departamento de emergência foram administrados com uma dose inicial de 0,1 mg/kg, seguida de 0,05 mg/kg, a cada cinco minutos, até atingir uma dose máxima de 15 mg. Já acupuntura foi realizada na outra metade do grupo, de acordo com um protocolo semipadronizado.

Pelos resultados, que foram recentemente publicados, foi possível verificar que se atingiu, com mais frequência, a redução de 50% na dor no grupo tratado com a medicina chinesa. Ao todo, 92% dos pacientes que foram submetidos à acupuntura tiveram melhora nesse nível, contra 78% dos que receberam morfina. O tempo de ação da acupuntura também levou vantagem sobre o medicamento, só precisando de 16 minutos para atingir o efeito máximo, contra 28 minutos do “concorrente”. Além disso, 85 pacientes no grupo da morfina tiveram efeitos colaterais adversos, o mais comum foi tontura. No grupo da acupuntura, apenas quatro pacientes tiveram qualquer efeito negativo – mais comumente por conta de quebra de agulha.

Segundo a médica e diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura, a acupuntura é um tratamento eficaz contra dores, em especial as dores agudas.

“A acupuntura é um ótimo recurso contra dores crônicas que não tenham indicação de tratamento cirúrgico, como fibromialgia e lombalgia crônica, pois evita o uso prolongado de analgésicos, anti-inflamatórios e miorelaxantes, que podem trazer lesões nos órgãos internos com o uso prolongado”.

Lembrando que o tratamento também traz bons resultados em outras dores, como ombralgia, distensão muscular e cefaleias agudas, justamente pela ação anti-inflamatória. “O efeito analgésico e miorelaxante colaboram para a melhora dessas patologias e, dependendo da técnica de acupuntura utilizada, os benefícios podem ser imediatos”.

Ainda segundo a especialista, o tempo médio para melhora através da acupuntura varia de acordo com a gravidade da patologia e frequência de sessões realizadas, porém muitas vezes é possível sentir alívio rápido.

“É importante destacar que, em alguns casos, a acupuntura não age sozinha. Quando se trata de dores provenientes de traumatismos, pode ser necessário o uso concomitante de analgésicos”.

As pessoas que sofrem de doenças emocionais como, tristeza profunda, baixo autoestima, insegurança e pessimismo, também podem contar com a ajuda da medicina chinesa para melhorar sua qualidade de vida.

“Pacientes que sofrem de dores depressão, ansiedade, irritabilidade, estresse e crises de pânico, e não obtêm grandes efeitos com o uso de medicamentos, também podem recorrer à acupuntura e obter ótimos resultados”, conclui.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here