Estudo aponta que acupuntura ajuda a preservar memória

2
1188
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Não se lembrar de pequenas coisas é normal, pois todos nós temos uma memória seletiva e guardamos o que consideramos importante. No entanto, quando essa falta de memória começa a chamar a atenção é preciso procurar ajuda médica, pois pode ser sinal de um Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.

Até agora, não existe nenhum tipo de medicamento contra o comprometimento cognitivo leve, mas algumas intervenções podem ajudar a diminuir essa síndrome, uma delas é a acupuntura. É o que garante um estudo recente publicado pelo periódico científico BMJ Acupuncture in Medicine e que foi comandado por pesquisadores da Universidade Wuhan, na China.

De acordo com os pesquisadores, essa vertente da medicina oriental pode ajudar a preservar a memória de pessoas com comprometimento cognitivo leve. Para chegar a essa conclusão, os envolvidos revisaram cinco estudos já publicados sobre o assunto, que envolveu 568 pacientes. Todos os participantes tinham o CCL, condição caracterizada pelo declínio da memória acima do esperado para a idade, mas que ainda não impede que a pessoa realize suas tarefas diárias. Pelos resultados obtidos, os participantes que faziam acupuntura tiveram uma pontuação 10% maior em testes de cognição do que aqueles que foram submetidos somente ao tratamento padrão com medicamentos. Conforme os autores, os efeitos foram ainda melhores na associação entre acupuntura e medicamento, desde que a técnica tivesse sido aplicada três vezes por semana, durante, pelo menos, dois meses.

O diagnóstico do comprometimento cognitivo leve deve ser feito por um médico especializado em memória, como psiquiatra ou neurologista. A avaliação-padrão compreende um exame clínico completo, seguido de exames específicos, que envolvem avaliações de fluência verbal, teste de memória visual e abstração, entre outros testes que visam medir a capacidade de memória do paciente.

Além da acupuntura, outras atividades podem ajudar a diminuir essa síndrome. A principal delas envolve o treinamento da memória, estimulando o paciente a aprender coisas novas. Para quem não está acostumado a ler, recomenda-se a leitura de jornal ou revista, por exemplo. Para quem lê com frequência, a indicação é para ler livros cujo grau de compreensão seja sempre acima do habitual. Aprender um novo idioma ou a tocar um instrumento musical também são considerados ótimos remédios contra o transtorno cognitivo leve.

Por fim, praticar atividade física regularmente, dormir de sete a oito horas por dia, evitar o abuso do álcool e de outras drogas, não fumar e combater a obesidade também podem ajudar na prevenção.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here