ORDEM DOS MÉDICOS DOS ESTADOS UNIDOS RECOMENDA ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO PRIORITÁRIO PARA DORES NAS COSTAS

0
971
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O American College of Physicians – o equivalente à Ordem dos Médicos em Portugal – acaba de revolucionar  sua estratégia de tratamento para dores nas costas. Num estudo publicado no Annals of Internal Medicine, o organismo americano que define recomendações terapêuticas para os clínicos dos Estados Unidos deixa novos conselhos.

A Ordem dos Médicos dos Estados Unidos é clara e aconselha que médicos e pacientes passem a optar pelo tratamento não-farmacológico com calor superficial, massagem ou acupuntura em todos os casos de dor aguda na região lombar inferior.

O documento que assina um conjunto de fortes recomendações para ortopedistas e clínicos gerais, baseia sua nova estratégia em estudos clínicos que evidenciam, cientificamente, as técnicas utilizadas pela medicina tradicional chinesa ao promover melhorias similares às da terapêutica medicamentosa que, em muitos casos, pode ser substituída por tratamentos não invasivos.

A dor lombar é uma das razões mais comuns para consultas médicas, e aproximadamente 25% dos adultos relatam ter dores lombares que duram pelo menos um dia. A dor física afeta de tal maneira a vida das pessoas e a atividade profissional, que elas se sentem pressionadas a optar por tomar medicamentos. Porém, os medicamentos não resolvem a causa do problema, pois a dor é sinal de que algo não está bem no organismo e é sua origem que deve ser combatida.

Com a acupuntura é possível perceber a origem o problema e tratá-lo”, comenta Hélder Flor, especialista português em Medicina Tradicional Chinesa.

O objetivo da orientação do American College of Physicians é fornecer a melhor orientação terapêutica com base na eficácia comparativa e segurança de tratamentos farmacológicos e não farmacológicos não invasivos para pacientes que sofrem de dores lombares.

Acupuntura como Solução 

A acupuntura é percebida, cada vez mais, como uma solução válida para qualquer tipo de dor ou inflamação, apresentando efeitos analgésicos, de relaxamento muscular e como anti-inflamatórios, auxiliando no tratamento de dores lombares.

Estudo publicado, recentemente, no Clinical Journal of Pain, demonstra a eficácia da acupuntura no alívio das dores, como procedimento seguro e eficaz.

O alívio da dor e outros sintomas manteve-se por 6 meses após o fim das sessões, e os pacientes não relataram efeitos adversos dos tratamentos, o que geralmente não ocorre com o uso crônico de medicamentos”, acrescenta Hélder Flor.

Nas últimas décadas, a acupuntura mostrou ser um aliado perfeito na redução ou no controle do peso. Famosa pela associação de forma perfeita às novas tecnologias e, mais concretamente, à eletroestimulação para combater a celulite e as gorduras localizadas.

 

 

 

Insônias – Cada vez mais pessoas procuram a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para as ajudar a dormir mais e melhor. Com a azáfama do nosso dia-a-dia a qualidade do nosso sono piora. A acupuntura atua no controle do estresse e proporciona, consequentemente, uma melhoria significativa da qualidade de sono.

 

 

 

Sistema imunológico – Tipicamente, a acupuntura utiliza em quase todos os seus protocolos de harmonização que procuram promover a homeostase do organismo -, pontos que de alguma forma tonificam ou regulam o sistema imunológico. Pontos como o E36, o VC4 ou o VC12 são só alguns exemplos. Dessa forma, as sessões de acupuntura são altamente benéficas para pessoas que se constipam facilmente, que reagem a fatores externos de maneira exacerbada ou que têm infecções urinárias frequentes.

 

Pele – Habitualmente, qualquer patologia da pele é tratada com o recurso da cortisona. Infelizmente, essa substância pode provocar inúmeros efeitos adversos, tais como aumento do peso, edema, aumento da pressão arterial, acne, dores de cabeça, insônias, entre outros. Nesse sentido, a acupuntura tem-se revelado uma arma muito importante no combate às patologias da pele como psoríase, herpes, eczemas, dermatites, já que, na maior parte dos casos, é eficaz, sem provocar qualquer tipo de efeitos secundários.

 

 

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here