Há alguns anos a Acupuntura era apenas uma forma de tratar, que gerava curiosidade de alguns e desconfiança de muitos. Nos anos 90 foram investidos grandes esforços e união por parte dos médicos precursores, no sentido de organizar, formalizar e incluir a Acupuntura como tratamento e especialidade médica.
O médico acupunturista deve possuir habilidade para realizar consulta e procedimentos médicos que estabeleçam diagnóstico adequado ao tratamento. A acupuntura médica o habilita a examinar com minúcia, discernindo a necessidade do aprofundamento investigatório com a solicitação de exames de imagem ou de exames laboratoriais contribuindo na exactidão diagnóstico. Finalmente, se for necessário, prescreverá medicações adequadas à patologia, conduzindo da melhor maneira o tratamento.
Os conceitos da medicina chinesa provém de um saber tradicional e de uma Medicina Milenar, cujo raciocínio especifico se somará a formação médica.
Assim o aprofundamento sobre esta especificidade de olhar oportuniza um grande numero de abordagens extremamente benéficas à percepção da doença e do doente.
Para adquirir este conhecimento é preciso estudar por durante no mínimo 30 meses em cursos médicos específicos e reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina e depois por toda uma vida aprofundando o domínio em Filosofia chinesa e Cultura Chinesa, Anatomia e trajeto dos Meridianos, conceitos de adoecimento e síndromes energéticas, pontos de acupuntura, técnicas de agulhanto, micro sistemas, farmacopéia chinesa .
Também são estudados os conceitos da Acupuntura como ciência contemporânea que compreendem que a introdução de uma agulha é também um fenómeno de abordagem neuroperiférica com o desencadeamento de reações bioquímicas e moleculares envolvidas e cuja resposta se manifesta nos numerosos efeitos benéficos tão conhecidos da Acupuntura.
Somos então médicos duplamente!
O profissional médico Acupunturista é de fato um profissional cujo treinamento permanente lhe confere seguranca para atuar muito além de uma sessao de Acupuntura. A excelencia de atendimento é imprescindivel em tempos de banalizacao. E é ela que determinará o sucesso do tratamento.
A sociedade , o meio médico e os pacientes devem compreender a singularidade do profissional médico Acupunturista. Atuamos em áreas diversas como dor, stress, problemas músculo esqueléticos não cirúrgicos, ginecológicos, oncológicos,…as vezes ofertando beneficio secundário, as vezes sendo a solução final.
Portanto, nossa tarefa vai muito além do agulhamento, que deve ser feita de forma responsável e com excepcional técnica. Nossa obrigação maior é exercer a medicina de forma exemplar somando o conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa cuja sabedoria nos ensina que o equilíbrio e a harmonia residem em escolhas conscientes e verdadeiras e nunca em fantasias ou misticismo.
Oi pessoal
Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉
Legal.
Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂
Interessante.
Bacana.
Gostei.
muito bom o seu artigo