A técnica da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar dores, tratar a ansiedade ou estresse, também pode auxiliar no emagrecimento. A obesidade é considerada uma condição multifatorial complexa, sendo necessário compreender os diversos aspectos que fazem o indivíduo aumentar o peso.
Segundo a Dra. Márcia Yamamura, médica pediatra e diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, existem fatores nutricionais e alimentares como a ingestão excessiva de calorias, fatores metabólicos que dependem de outras morbidades, sedentarismo, idade, sexo, fatores sociais, culturais, genéticos e emocionais, responsáveis pelo aumento de peso. “A acupuntura auxilia no emagrecimento porque melhora estados emocionais como ansiedade que deflagra compulsões alimentares e trata das alterações energéticas nos órgãos envolvidos, que quando acometidos, levam ao aumento de peso.”
No entanto, é de vital importância ter consciência de que nenhuma abordagem única é eficaz no manejo da obesidade. Há de se considerar, especialmente, os componentes emocionais que fazem o indivíduo ter compulsão, não saciedade e boicote às dietas. A compulsão, conforme explica a médica, é ainda mais grave do que o apetite voraz. O ‘comedor’ compulsivo não só tem prazer em comer, excessivamente, como se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas de emagrecimento e com a acupuntura surge uma nova proposta e abordagem para minimizar esses sintomas.
É importante ressaltar, entretanto, que os resultados do uso da acupuntura na ajuda do emagrecimento não são imediatos e também exigem uma certa dose de paciência e persistência. Os efeitos surgem a médio e longo prazo. Cada indivíduo é único, com registros emocionais próprios, metabolismo e genética individuais. Caso a abordagem multidisciplinar seja instituída, a chance de sucesso do emagrecimento é maior e a sensação de bem-estar, bem como a melhora do sono e da digestão já aparecem nas primeiras aplicações, afirma Dra. Márcia, ao explicar também que “determinar um número de sessões e o uso de pontos de acupuntura em protocolos é não respeitar a individualidade do paciente e reduzir a complexidade a uma única causa, o que não é possível”.
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Oi pessoal
Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉
Exelente o artigo de vcs, estão de parabéns, ótimo conteudo! Obrigada!!!
Obrigada, Brenda. Seja bem vinda e acompanhe novos artigos.
muito bom o seu artigo
Meus parabéns pelas excelentes dicas, realmente seu site é digno de um belo compartilhamento, já vou indicar para minhas amigas. Obrigado por compartilhar dicas tão boas. bjos.
Perfeito o artigo, simplemente amei! Estão de parabéns!