Acupuntura e Oncologia: Primeiro estágio de atuação

0
735
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Viver um resultado positivo para neoplasia maligna (câncer) é um grande desafio para todo ser humano. Esse impacto movimenta muitos conceitos, e agita pensamentos e sentimentos.

Depois de algum tempo, é possível olhar para trás e identificar o período de tratamento do câncer como uma época de crescimento interior, e de descobertas sobre os próprios sentimentos enterrados “na sombra”. Esse estágio às vezes demora a chegar.

Não é infrequente o paciente viver boa parte dessa experiência como alguém sozinho numa cruzada interior.

A Acupuntura tem um papel nobre nesse momento. Acolher esse paciente ferido em seu íntimo. Ajuda-lo a arejar suas emoções e a ter momentos de serenidade. Contribuir para a desaceleração de sua mente, proporcionando a possibilidade do silêncio interior. E como esse silêncio é necessário! Já nos alertava a Meditação, que é através dele que as respostas mais simples e exatas aparecem para melhorar a postura perante a vida.

A consulta de acupuntura antes da sessão de quimioterapia tem aí seu foco principal. E como é diferente receber a medicação em estado de equilíbrio. Ter o controle sobre as emoções, quando se recebe aquilo que aparentemente não se escolheu, faz diferença do nível psíquico ao físico.

A literatura médica já identificou a importância da crença sobre o efeito das medicações quando o paciente as recebe. Então, imaginemos esse poder num cenário não favorável: o paciente recebendo a droga que visa à destruição das suas células cancerígenas, fixado em emoções desajustadas, construindo mentalmente a degradação de sua qualidade de vida e de seu bem estar. O resultado pode ser a potencialização dos efeitos danosos do tratamento.

A Acupuntura pode atuar melhorando essa recepção do indivíduo, preparando-o para a quimioterapia.

Para isso, podemos usar os pontos que acalmam e clareiam a mente. Devemos destacar dentre eles: Yintang, CS-6, C-7, VG-20 e VC-17. Bons resultados são obtidos com o fio de Manaka, conectando Yintang (terminal vermelho) com VC-17 (terminal preto).

Os Meridianos Distintos são utilizados para trabalhar as emoções, e junto com os pontos específicos para cada caso, CS-1 deve ser lembrado. Este ponto está envolvido na conexão das emoções destrutivas com a gênese e manutenção das células anômalas.

Ao término da sessão, e uma vez atingidos os objetivos propostos, é possível reconhecer o mérito da relação entre o Médico Acupunturista e seu paciente. Fomos capazes de acompanhar esse indivíduo por um pequeno trecho da jornada dele, acolhendo-o, e agregando-lhe elementos positivos para que ele próprio se edificasse como herói da sua história.

 

Referência Bibliográfica:

1) “A Arte de Inserir”, Ysao Yamamura, 2ª edição, editora Roca, 2004.

2) “Missão de Amor” Roger Cole, 2ª edição, editora Brahma Kumaris,2006.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here