Para entender que neoplasia pode ter cura

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O que é Neoplasia Maligna

Popularmente conhecida como câncer, a Neoplasia maligna pode ter cura, desde que seja diagnosticada precocemente e tratada de acordo com as melhores práticas clínicas. Ela é o crescimento anormal, acelerado e descontrolado de um tecido ou uma célula gerando o que chamamos de tumor, o qual pode ser tanto maligno quanto benigno.

Atualmente, existem tratamentos capazes de curar cerca de um terço dos tipos de câncer, principalmente nos casos de câncer de mama, colo do útero, boca e cólon.

Mesmo alguns tipos de neoplasias malignas em que é difícil de obter um diagnóstico precoce, como o câncer de testículo, a leucemia aguda e os linfomas, ainda apresentam alto potencial de cura.

As neoplasias malignas recebem o sufixo “sarcoma” na sua nomenclatura, como “fibrossarcoma” e “osteossarcoma”. Porém, as neoplasias malignas com origem no tecido epitelial possuem a denominação “carcinoma”.

É importante saber que um tumor não é a mesma coisa que câncer, o tumor pode ser benigno ou maligno, conforme determinadas características que são somente detectadas por um médico especializado e após exame anatomopatológico.

O tumor quando maligno pode ser chamado de câncer ou neoplasia maligna, por possuir células “defeituosas” que não desempenham a função biológica adequada.

Ou seja, o câncer é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre os portadores.

Alguns desses tumores ainda apresentam a característica de possuírem células que se soltam facilmente umas das outras. Essas células podem migrar para outra parte do organismo, por meio da circulação sanguínea ou do sistema linfático, se instalarem e começarem a crescer novamente.

Outro tipo de neoplasia é a benigna, que geralmente apresenta um crescimento lento e expansivo, determinando a compreensão dos tecidos vizinhos, levando à formação de uma pseudocápsula fibrosa.

No caso das neoplasias malignas, devido ao crescimento rápido, desordenado, infiltrativo e destrutivo não há a formação dessa pseudocápsula.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here