Alimentos que ajudam nosso sistema imunológico

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Um dos pilares da Medicina Chinesa, a alimentação é responsável por ajudar nosso sistema imunológico a recuperar lesões ou mesmo a prevenir ou diminuir infecções causadas por microorganismos. Mas porque os alimentos podem ter esta função?
Assim como nós, as plantas evoluíram em um mundo que pode causar lesões a elas, ou mesmo, elas podem ser infectadas por micro organismos. Por isso, acredite:

As plantas também têm uma espécie de sistema imunológico, afirma a Professora Ivana Beatrice Mânica da Cruz, bióloga pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS), Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS e com pós-doutorado em Demografia do Envelhecimento pela Universidade da Califórnia (Davis, EUA).

Para se defender, as plantas desenvolveram e fixaram na sua genética e na sua fisiologia moléculas que auxiliam o sistema imune a sobreviver a infecções por micro organismos. Estas moléculas fazem parte dos chamados “compostos secundários” que as plantas produzem. Entre estes se destacam os polifenóis.

Os polifenóis incluem uma variedade de moléculas químicas como os flavonoides e os ácidos fenólicos, por exemplo. Estudos mostram que os polifenóis possuem propriedades que ajudam a nos manter saudáveis, uma vez que são antioxidantes, e também anti inflamatórios.
Aqui é importante salientar que quando dizemos que ‘alimentos têm função anti-inflamatória” não queremos dizer que eles substituem medicamentos que ingerimos quando estamos com um processo inflamatório agudo ou mesmo crônico. Quer dizer que eles entram “como reforço do nosso sistema imunológico” para combater lesões e infecções. Outra coisa importante é que, muitas dessas moléculas, como é o caso dos polifenóis, não conseguem ser armazenadas dentro do nosso organismo. Por esse motivo é que devemos comer todos os dias, frutas, saladas e legumes.
A seguir selecionamos alimentos e temperos que estão presentes na dieta dos brasileiros e que possuem atividade anti-inflamatória observada a partir da sua composição química (matriz química), e de estudos in vitro (com células) e in vivo (com animais e algumas vezes com seres humanos).  Existem muitas outras moléculas nesses alimentos. É bom lembrar que, algumas moléculas de polifenóis também ocorrem em mais de um tipo de alimento.
Baseado na alimentação mais comum dos brasileiros, a Professora Ivana, pesquisadora do CNPq e na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS) preparou uma lista dos alimentos anti-inflamatórios a partir de informações publicadas na literatura cientifica.  Veja aqui: LISTA DE ALIMENTOS 

Observe os alimentos selecionados abaixo. Cada vez que você os come, está ingerindo essas moléculas. Depois, o seu sistema gastrointestinal vai selecionar o que e o quanto ele vai absorver para dentro do seu corpo!

ABACAXI AÇAÍ

Fonte: Bionline

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