As plantas também têm uma espécie de sistema imunológico, afirma a Professora Ivana Beatrice Mânica da Cruz, bióloga pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS), Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS e com pós-doutorado em Demografia do Envelhecimento pela Universidade da Califórnia (Davis, EUA).
Para se defender, as plantas desenvolveram e fixaram na sua genética e na sua fisiologia moléculas que auxiliam o sistema imune a sobreviver a infecções por micro organismos. Estas moléculas fazem parte dos chamados “compostos secundários” que as plantas produzem. Entre estes se destacam os polifenóis.
Aqui é importante salientar que quando dizemos que ‘alimentos têm função anti-inflamatória” não queremos dizer que eles substituem medicamentos que ingerimos quando estamos com um processo inflamatório agudo ou mesmo crônico. Quer dizer que eles entram “como reforço do nosso sistema imunológico” para combater lesões e infecções. Outra coisa importante é que, muitas dessas moléculas, como é o caso dos polifenóis, não conseguem ser armazenadas dentro do nosso organismo. Por esse motivo é que devemos comer todos os dias, frutas, saladas e legumes.
Observe os alimentos selecionados abaixo. Cada vez que você os come, está ingerindo essas moléculas. Depois, o seu sistema gastrointestinal vai selecionar o que e o quanto ele vai absorver para dentro do seu corpo!


















Fonte: Bionline