Acupuntura ganha espaço também entre os pets

0
519
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A grande gama de benefícios trazidos pela acupuntura já é algo conhecido por grande parte das pessoas. Porém, nos últimos anos, a medicina tradicional chinesa também vem ganhando adeptos entre os nossos companheiros de quatro patas, que passaram a ser membros das famílias, e não mais bichinhos de estimação.

Apesar de estar cada vez mais na “moda”, o tratamento em animais não é necessariamente uma novidade, já que essa vertente da medicina tradicional chinesa era usada para ajudar nos tratamentos veterinários desde os antigos tempos da Dinastia Chang, que durou do ano 1765 a.C. até 1123 a.C., e era muito usada nos cavalos feridos dos sacerdotes. No Brasil, a acupuntura veterinária é reconhecida como uma especialidade, desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. A Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária foi criada em 1999 e é a responsável por reconhecer os cursos de acupuntura veterinária e conceder o título de especialista aos veterinários.

Por se tratar de uma terapia segura e eficiente, a acupuntura passou nos últimos anos ser indicada pelos clínicos e cirurgiões veterinários e ser utilizada no auxílio do tratamento médico convencional ou, em muitos casos, já como terapia principal. Entre os benefícios estão resultados mais eficazes contra doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos, doenças dermatológicas (alergias, desordens autoimunes) e sequelas de cinomose, além de ser particularmente útil para analgesia em dores agudas e crônicas e tratamento de paralisias. Também pode ser trabalhada de forma preventiva, em filhotes cujo os pais já tenham histórico de problemas de saúde.

A boa notícia é que a acupuntura é indicada para animais de qualquer idade ou sexo, não causa reações adversas, não possui contraindicação e tem um custo muito baixo quando comparado com uma intervenção cirúrgica. Além disso, se for necessário um tratamento à base de antibiótico para cães, a acupuntura pode ser utilizada como tratamento complementar, simultaneamente. Para os mais receosos, se engana quem pensa que os pets se assustam com as picadas das agulhas. Há casos de cães que dormem durante as sessões. Já os felinos são um pouco mais desconfiados com as agulhas e podem passar por outro tipo de técnica de acupuntura que suspende o uso das furadas. A diferença em relação aos humanos, basicamente, é o tamanho e a espessura da agulha.

Embora a procura pelo serviço tenha aumentado bastante, o número de profissionais que trabalha com acupuntura em pets e o número de veterinários que indica a medicina chinesa como tratamento auxiliar é pequeno. Sendo assim, certifique-se de que o profissional está habilitado para praticar a acupuntura para cães, já que, assim como pode ajudar, se não for feita corretamente, a técnica pode agravar ainda mais um quadro patológico.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here