Acupuntura se torna uma aliada para praticantes de luta

1
805
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

No esporte profissional é fundamental buscar a excelência. Não se pode permitir que dores ou males retardem ou interrompam a vida profissional de um atleta por um longo período. É por isso que a acupuntura está se transformando em uma grande aliada dos praticantes de luta.

Com o intuito de prevenir e até curar em tempo recorde lesões causadas pela agressividade e explosão física dos combates, cada vez mais lutadores recorrem a técnica chinesa. Isso porque, ela atua diretamente na reestruturação das fibras musculares, aumentando o fluxo sanguíneo local, provocando o relaxamento na musculatura, diminuindo edemas e até a recuperando o tônus muscular. Segundo estudos recentes, a acupuntura também estimula a liberação de hormônios como cortisol e endorfina, apresentando assim função anti-inflamatória e analgésica.

O bom condicionamento do praticante, especialmente do atleta, bem como respeitar os limites individuais são os fatores que previnem o aparecimento de eventuais lesões. Porém, a acupuntura auxilia no tratamento de problemas que surgem, como tendinites, inflamações, estiramentos, dores em geral, que podem atrapalhar a atividade física. A acupuntura também auxilia na recuperação muscular, diminuindo a sensação de fadiga que ocorre após treinos diários e ou excessivos

Médica e diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, responsável pelo Ambulatório de Acupuntura no CETE da UNIFESP, Márcia Lika Yamamura.

Confirmando que a aplicação mais pratica é no momento da lesão, no qual pode ser utilizada como analgésico. “Existem técnicas que promovem alivio imediato, sem a necessidade de tomar medicações analgésicas, nem sempre permitidas durante uma competição, por exemplo”.

Entre os praticantes de luta, as lesões mais comuns se dão no sistema musculoesquelético, divididos em tendinosas, articulares, musculares e ósseas. Em todas estas lesões o que incapacita o atleta é a dor em consequência de processo inflamatório considerando-se lesões mínimas ou moderadas. “Em esportes ou de práticas marciais as lesões mais frequentes são distensões musculares, entorses, luxações. Ou, em casos mais graves, fraturas e até acidente vascular cerebral isquêmico por asfixia, ocorrências mais propensas e praticantes de jiu-jitsu. Quando se trata de lesões amplas, a acupuntura é coadjuvante no tratamento específico”, diz.

Além de tratar dores, a medicina chinesa pode ajudar os lutadores a ter um melhor rendimento. Na Acupuntura, considera-se que o bom rendimento físico depende da boa funcionalidade dos Órgãos Internos. “A prática da acupuntura propõe tratar os problemas emocionais e os órgãos em desarmonia, promovendo o equilíbrio como um todo. As cãibras e as dores musculares, por exemplo, são decorrentes de desarmonia de um Órgão Interno, o Gan (Fígado), que tem relação direta com a atividade dos músculos. A ação da acupuntura, neste caso, pode fortalecer este órgão e evitar as dores. O benefício na vida de um lutador, porém, vai além de corrigir problemas de saúde física, já que também ajuda a manter um equilíbrio mental”, completa.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here