Conheça os 8 tipos de acupuntura e seus benefícios

0
7065
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Entenda como a técnica milenar chinesa pode beneficiar a saúde e o equilíbrio do corpo

técnica milenar chinesa pode beneficiar a saúde e o equilíbrio do corpo
técnica milenar chinesa pode beneficiar a saúde e o equilíbrio do corpo

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura é uma técnica milenar chinesa que busca, por meio de estímulos em pontos do corpo, tratar diversas doenças e reestabelecer as energias do corpo e da mente. O que poucas pessoas conhecem é que, além da acupuntura tradicional que faz o uso das agulhas para estimular zonas do corpo, há também outros tipos de acupuntura que são indicadas para diversas finalidades.

A diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa (Center AO), Dra. Marcia Lika Yamamura, explica quais são os tipos de acupuntura mais utilizadas no Brasil atualmente e comenta a finalidade de cada uma delas:

Acupuntura Clássica

Essa é a acupuntura mais tradicional, a sistêmica. Essa técnica utiliza a aplicação de agulhas finas, em diferentes profundidades na pele, para estimular zonas do corpo e melhorar o fluxo de energia do organismo. A acupuntura tradicional tem amplos benefícios e é capaz de tratar diversas doenças.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é a estimulação de agulhas de acupuntura por impulso elétrico. Tem a vantagem de proporcionar estímulos por longo tempo com intensidade e frequência estáveis. É mais indicado para se obter analgesia em nível cirúrgico, patologias cefálicas ou no tratamento de dores agudas, como hérnia de disco por exemplo.

Acupressão

Nesta técnica é feita pressão dos dedos nos pontos de acupuntura, ou nas mãos e nos pés. Tem o mesmo efeito que a inserção de agulha de acupuntura em menos intensidade e é recomendado para doenças leves, bebês e crianças.

Moxibustão ou Moxabustão

É a queima (combustão) de uma erva chamada Artemisia Vulgaris (moxa) nos pontos de acupuntura, originada no norte da China, região bastante fria. Promove o aumento da circulação vital (Qi) para tratar doenças de origem “vazia”.

Cupping

Cupping ou ventosa é a aplicação de uma pressão negativa nos pontos de acupuntura, com sangria ou não, a fim de liberar a circulação do Qi e do Xue (sangue). A pressão pode ser feita utilizando objetos como jarras ou xícaras aquecidas sob a pele para gerar sucção.

Sonoacupuntura

É a aplicação de ondas sonoras com frequência acima de 400Hz nos pontos de acupuntura para emitir vibrações e estimular as zonas corporais.

Laseracupuntura

A laseracupuntura é a mesma técnica da acupuntura tradicional, porém, ao invés de utilizar agulhas usam-se aplicações de laser nos pontos corporais, aplicação de estímulos manuais (acupressão), luz (fotopuntura), estímulo sonoros, eletroacupuntura, aplicações de imãs, etc.

Acupuntura auricular

Trata-se de estimular pontos energéticos da orelha. Para os acupunturistas, a orelha possui mais de 100 pontos que refletem o funcionamento pleno dos órgãos e a estimulação dessas zonas melhorariam o equilíbrio energético do corpo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here